Endovenosa, ou intravenosa, refere-se à administração de substâncias diretamente nas veias através de uma agulha ou cateter. É um método comumente usado na medicina para administrar medicamentos, fluidos, nutrientes ou outras substâncias diretamente na corrente sanguínea.
Quando uma substância é administrada por via endovenosa, ela entra rapidamente na corrente sanguínea e é distribuída pelo corpo de forma mais eficiente do que outras vias de administração, como a oral (por via oral) ou a intramuscular (no músculo). Isso ocorre porque a administração intravenosa contorna o sistema digestivo e evita o metabolismo de primeira passagem no fígado, permitindo que a substância atinja rapidamente seu alvo.
Para realizar uma administração endovenosa, uma veia é acessada geralmente em uma das extremidades do corpo, como braço ou mão. O anestesista insere uma agulha ou cateter em uma veia e conecta-o a um sistema de administração, que pode ser um frasco de soro, uma bolsa de medicamento ou uma seringa. A substância é então administrada lentamente ou continuamente, conforme a necessidade.
A administração intravenosa é frequentemente usada em situações em que a absorção rápida e precisa de uma substância é necessária, como na administração de medicamentos para emergências, líquidos intravenosos para reidratação, nutrição parenteral, quimioterapia, transfusões de sangue, entre outros.
É importante ressaltar que a administração intravenosa requer habilidades específicas e é realizada por médicos anestesistas para garantir a segurança do paciente.